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Tapetes São Carlos no Salão de Milão 2022

 A Tapetes São Carlos em collab apresenta duas peças com design de Pedro Franco, no stand da ALotOfBrasil, que se apresentará pela 9ª vez no Salão de Milão, com a nova coleção denominada “Perfeita Imperfeição”.

A marca tem como identidade o “experimentalismo industrial” e apresentará no Salão de Milão as inéditas coleções Kintsugi e Utopia, assinadas pelo designer brasileiro Pedro Franco. A técnica Kintsugi é inspirada na técnica oriental de mesmo nome inscrita na Filosofia do Wabi Sabi. Kin (ouro) Tsugi (junção) é a tradução literal do pensamento. Nessa técnica partes “quebradas” são juntadas uma a uma e fixadas com fio de ouro, num trabalhoso processo que dura semanas.

Os tapetes apresentados são:

Kintsugi

Tapete em formas distintas e orgânicas, distribuído por diversas alturas. Em sua composição há mais de 12 tipos de fios de polipropileno brancos, gerando movimento. Sua base, plana em dourado remete aos fios de ouro da técnica do Kintsugi

Material: Fios de Polipropileno
Dimensões:200×250 – 200×300 – 300×400 – Manta para medida
Especial. Acabamento: Debrum Dourado
Ano: 2022
Sustentabilidade: O produto apresenta base em material biodegradável

Utopia

Um tapete “paginável” que pode ser replicado infindavelmente.

De tal característica surge o nome. Da construção sem cessar por um novo (e melhor) futuro.

Linhas por ora espessas, por ora finas, geram sensação de perspectiva e movimento.

Material: Fios de Polipropileno
Dimensões: 190×240 –  190×290 – 290×390  – 390×490 – 4 Barras
Ano: 2022
Sustentabilidade: O produto conta com tratamento em sua base, que ao ser envolto em terra, e na ausência de oxigênio passa a se decompor. O tempo total para ser 100% absorvido varia de 12 a 18 meses.

Conceito

A filosofia do Wabi Sabi realça a beleza do desprendimento da perfeição. Valoriza o caráter irreversível do tempo e o aspecto efêmero de todas as coisas. Ode à beleza da Imperfeição.
O tema filosófico foi explorado pelo designer desde a concepção de stand até a criação de novos produtos: cadeira, aparador, tapetes, mesas foram concebidas a partir do tema.

Dessa forma procura a criação de peças que vão além de suprir a função de uso e na qual cada produto deve ter um “porquê” de existir. De acordo com Franco, o designer pode (e deve) ser um ativista social, criando produtos que sejam como uma plataforma de valores levando o consumidor a uma reflexão crítica.

Um produto de design como uma plataforma crítica é a nova forma de sustentabilidade, gerando o rompimento com o comportamento de consumo descartável e sem comprometimento “fast-foodiano” Um paralelo claro com a filosofia do Kintsugi, na qual peças ao invés de serem descartadas são (res) significadas a partir da junção de suas partes. Valorizando suas histórias, suas cicatrizes e a partir delas criando um novo futuro.