News Blog

Carpetes auxiliam a sua saúde, ao contrário do que você pensava

Agência de pesquisa holandesa comprova que pisos têxteis, como carpetes, podem limitar a concentração de material particulado em suspensão no ar.

O material particulado são partículas de poeira com diâmetro aerodinâmico inferior a 2,5 μm até 10 μm. Uma vez inaladas, essas partículas podem contribuir para a disseminação de contaminantes microbianos, como mofo, pólen e alérgenos, podendo chegar até os alvéolos. Por consequência, causando problemas para o pulmão e o coração e introduzindo substâncias químicas nocivas ao sistema sanguíneo.

Uma pesquisa conduzida sob a direção do Dr. Jan Duyzer da TNO* concluiu um estudo exploratório sobre a relação entre o material particulado no ar em ambientes fechados e a interferência da presença de um revestimento de piso frio ou macio nos ambientes, como carpetes.

O estudo revelou que a quantidade de material particulado no ar é reduzida consideravelmente mais em ambientes com pisos têxteis que em pisos frios. As partículas depositam-se no piso têxtil, evitando que os usuários do ambiente inalem maiores quantidades das mesmas. Tais partículas podem ser retiradas do ambiente com limpeza periódica realizada com aspirador de pó.


Carpete Dynamic - Areia, da Tapetes São Carlos

 

*Relatório da TNO / TNO-060-UT-2011-01978

Leia também...